Tratamentos de cabelo seguros para grávidas

Olá Bonitas!

Hoje a dica é dedicada as futuras mamães…

Os hábitos certos durante a gravidez são essenciais para o desenvolvimento saudável do bebê. Durante esse período, todo o cuidado é pouco! Saiba o que é permitido e o que é proibido fazer nos fios durante a gestação.

ImageProxy

Para protegerem os bebês, Kerry Washington deixou a progressiva de lado e Olivia Wilde ficou com a raiz da cor natural.
Foto: Getty Images

Alisamentos e relaxamentos

Ambos os procedimentos contém substâncias como o formol e amônia, que são tóxicos para a mãe e para o bebê quando em contato com o couro cabeludo – além do cheiro forte que pode causar desconforto e irritações. Esses tratamentos devem ser evitados durante toda a gravidez, mas principalmente no primeiro trimestre. “São nos primeiros 3 meses que ocorrem as divisões celulares e a formação dos órgãos do feto, ou seja, o risco de má formação por influência dessas substâncias é muito maior durante esse período”, explica Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra, de São Paulo. A atenção deve ser dada a todos os procedimentos que prometem alisamento dos fios, já que alguns levam outras substâncias como o tioglicolato de amônia e guanidina que também podem causar irritações severas, principalmente na pele sensibilizada da gestante.

 

Como resolver: é uma boa época para você assumir de vez o cacheado, mas se não estiver pronta ainda a chapinha pode ser sua melhor amiga. As hidratações também estão liberadas! Abuse delas para deixar a raiz mais macia e o cabelo fácil de desembaraçar e invista em boas escovas. Outros tratamentos como queratinização e cauterização capilar devem ser conversados antes com o cabeleireiro para saber a fórmula dos produtos que serão aplicados.

 

Coloração


O grande vilão da coloração é a amônia, porém até as tinturas sem essa substância não estão fora de perigo. “Metais pesados como o chumbo, cádmio e arsênio, presentes na pigmentação das tintas também podem causar alterações na formação do bebê”, avisa Dr. Domingos. Como regra geral, colorir os fios nos primeiros 3 meses é proibido.

Como resolver: depois do período de risco, colorações mais naturais como a henna e xampus tonalizantes podem ser usadas com autorização médica. “As mechas feitas com touca são uma ótima saída para quem quer cobrir os fios com segurança, pois desta forma o couro cabeludo fica bem protegido”, aconselha Sandra Assis Maia, terapeuta ortomolecular e tricologista de Goiânia.

 

Tratamento antiqueda


Esses estão proibidos durante toda a gravidez, já que os produtos entram em contato direto com o couro cabeludo e são facilmente absorvidos pelo organismo. “Monoxidil e finasterida são substâncias comuns nos tratamentos de queda, que podem causar alterações no desenvolvimento do feto e devem ser evitadas”, alerta Dr. Domingos.

Como resolver: o tratamento deve ser interrompido, mas você pode continuar cuidando do couro cabeludo. “Deixar o couro sempre limpo, usar produtos de qualidade e manter uma dieta equilibrada é um jeito de fortalecer os fios durante o período de gestação”, indica Sandra. Se a pele estiver muito sensibilizada, é válido pedir ao dermatologista ou ao ginecologista uma receita de xampus e cremes naturais manipulados.

 

Mudanças positivas


Durante a gestação acontecem alterações hormonais que podem mudar a aparência dos fios e eles tendem a ficar mais volumosos e brilhantes, o que facilita o seu processo de embelezamento. “A progesterona, o hormônio em alta durante a gravidez, afeta proteínas que compõem os fios e os faz ficarem mais bonitos”, explica o ginecologista Domingos Mantelli.

  Fonte: MdeMulher

Beijos

Sem Título-3

 

Esse post foi publicado em Otras cositas más e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s